Rondônia, - 18:56
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Material para teste do zika vírus fica preso em aeroporto dos EUA
Publicado Domingo, 31 de Janeiro de 2016, às 11:55 | Fonte Do G1, em São Paulo 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=300184&codDep=42" data-text="Material para teste do zika vírus fica preso em aeroporto dos EUA

  
 
 

 Produto seria usado por pesquisadores da USP.

Reagente precisava ser mantido a 80 graus negativos e foi descartado.
 
Pesquisadores da USP tentam descobrir os efeitos do zika vírus, mas uma parte do trabalho pode ter se perdido. A caixa de reagentes químicos, produzidos nos Estados Unidos, ficou presa num aeroporto americano na quarta-feira (27). Os testes da vacina contra a dengue, em voluntários, começam agora em fevereiro - no Hospital das Clínicas.
 
Estava tudo autorizados pelo TSA, o órgao de segurança de transporte americano. São produtos caros, avaliados em oito mil dólares. Pesquisadores da USP poderiam avançar nos estudos sobre o zika vírus, mas a pesquisa parou há dois dias por uma falta de cuidado.
 
A professora Patricia Braga foi até Estados Unidos buscar reagentes - produtos especiais - para estudar os efeitos do zika no sistema nervoso. Ela embarcou em Los Angeles, despachou o material. Quando chegou a Guarulhos, nesta quarta, ela descobriu que a caixa não tinha feito viagem. 
 
“Todas as orientações foram seguidas. E a segurança americana aprovou. Deixou passar a caixa. E, por algum motivo, eles retiraram. Me disseram que retiraram a caixa do voo, da aeronave”, disse a pesquisadora Patricia.
Os reagentes são materiais muito sensíveis que precisam ficar em temperatura de, pelo menos, 80 graus negativos. Para conservar esse frio todo durante a viagem a professora colocou gelo seco dentro da caixa. Isso seria suficiente para o transporte até o Brasil. Mas quando ela recebeu a caixa, na manhã desta sexta-feira (29), estava sem o gelo. E por isso todo o material pode ter que ir para o lixo.
 
A pesquisadora gravou um vídeo nesta sexta-feira, na hora em que um agente da Anvisa abriu o isopor, que estava sem o gelo.
 
Patricia explicou que a companhia aérea - American Airlines - conferiu tudo e pesou a caixa duas vezes antes de despachar.
 
“Os reagentes a gente vai ter que comprar tudo de novo, e o que eu não posso comprar. Eu perdi. É uma coisa tão urgente, o mundo inteiro tá querendo saber. E eu podia já estar com um resultado. Mas eu não estou”, disse Patricia.
 
Enquanto os pesquisadores trabalham nos laboratórios para buscar explicações sobre o zika, o governo do estado vai fazer – neste sábado (30) – um mutirão em 250 cidades. As informações foram dadas pelo governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira. Ele anunciou a nova fase de testes da vacina contra a dengue. “Nós esperamos agora no mês de fevereiro fazer as primeiras vacinações de voluntários no Hospital das Clínicas. Então pessoas voluntárias receberão a vacina contra os quatro tipos de vírus com apenas uma dose”.
 
Os quatro tipos de vírus que governador falou são vírus da dengue. Ainda não tem vacina para o zika. Sobre o problema com os reagentes da pesquisadora da USP, a companhia American Airlines lamentou o ocorrido e disse que a caixa ficou retida por problemas na etiquetagem.





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


SP: escola suspende aulas após morte de docente com suspeita de H1N1
...


Diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) visita Pernambuco; estado com casos alarmantes de microcefalia
...


1,5 mil militares atuam na ‘guerra’ contra o Aedes aegypti no Maranhão
...


Funasa/RO participa de ação em escola de Porto Velho
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através da Superintendência Estadual da Funasa em Rondônia (Suest) participou no último sábado (20) da primeira edição do Projeto Ministério Público (MP) Itinerante de 2016, que aconteceu na escola Marcelo Cân...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::