Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Mídia, sociedade e preocupações globais

Publicado em: 18/09/2015 - 12:00
Mídia, sociedade e preocupações globais
Parece estar havendo um descompasso entre as pautas da mídia e os interesses da sociedade. Recente pesquisa do Pew Research Center – o instituto  com sede em Washington que monitora as percepções e as tendências nos Estados Unidos e no mundo – revela que a crise migratória na Europa e o conflito palestino-israelense não estão no topo das preocupações globais. Pelo menos até recentemente. Uma surpresa para os analistas que acompanham a recorrência e a espetacularização desses temas na mídia diária.
 
 
Divulgada há dois meses, em 14 de julho de 2015, a consulta foi conduzida em 40 países e envolveu 45.435 pessoas. Para 46% dos entrevistados, as mudanças climáticas e as catástrofes decorrentes, como inundações, secas etc, representam a maior ameaça ao planeta e essa percentagem cresce para 61% nos países da América Latina (no Brasil e no Peru esse índice chega a 75%).
 
Segundo a pesquisa, também são causas de grande apreensão pública, revelando-se desafios internacionais, problemas tais como a instabilidade econômica global (42%), o grupo Estado Islâmico-EI (41%), o programa nuclear iraniano (31%), os ataques cibernéticos a bancos e corporações (30%), a tensão entre a Rússia e seus vizinhos (24%) e as disputas territoriais entre a China e seus vizinhos (18%). O temor em relação ao EI é mais alto na Europa (70%) e nos Estados Unidos (68%).
 
No Brasil, é interessante observar, o programa nuclear do Irã e o terrorismo do Estado Islâmico preocupam 49% e 46% dos entrevistados, respectivamente, percentuais mais elevados do que os contatados no continente europeu e em outros países da América Latina, que apresentam médias de 42% e 33%. Já o fator da instabilidade econômica é motivo de inquietação para 60% dos brasileiros.
 
 
Seguem-se os dois primeiros parágrafos (em inglês) do resumo executivo da pesquisa do Pew Research Center:
 
Climate change seen as Top Global Threat
Americans, Europeans, Middle Easterners Focus on ISIS as Greatest Danger
 
By Jill Carle
 
In advance of the United Nations Climate Change Conference in Paris this December, many publics around the world name global climate change as a top threat, according to a new Pew Research Center survey measuring perceptions of international challenges. This is particularly true in Latin America and Africa, where majorities in most countries say they are very concerned about this issue. But as the Islamic militant group ISIS maintains its hold in Iraq and Syria and intensifies its grisly public executions, Europeans and Middle Easterners most frequently cite ISIS as their main concern among international issues.
 

Global economic instability also figures prominently as the top concern in a number of countries, and it is the second biggest concern in half of the countries surveyed. In contrast, concerns about Iran’s nuclear program as well as cyberattacks on governments, banks or corporations are limited to a few nations. Israelis and Americans are among the most concerned about Iran’s nuclear program, while South Koreans and Americans have the greatest concern about cyberattacks relative to other publics. And apprehension about tensions between Russia and its neighbors, or territorial disputes between China and surrounding countries, largely remain regional concerns. 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 13 horas atrás Investimentos em educação: Estudantes vão receber mais de 23 mil tablets do Governo de RO Com o objetivo de facilitar a integração da tecnologia na Educação, o Governo de Rondônia fez entrega simbólica de tablets para estudantes da escola Mariana, Daniel Neri e Flora Calheiros, na terça-feira (23)
2
Guajará-Mirim - 13 horas atrás Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra.Taíssa Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
3
Capa - 13 horas atrás Encontro de Educadores de Trânsito debate segurança viária e lança Campanha Maio Amarelo 2024 Segundo a diretora da EPTran, Junaia Freitas, o evento vai contar com a participação de 300 pessoas em média, servidores dos 52 municípios e distritos rondonienses
4
Ação Parlamentar - 13 horas atrás Nim Barroso destina emenda parlamentar para Presidente Médici Em nome de toda equipe da associação, queremos agradecer o deputado Nim Barroso pelo envio do recurso. São muitas pessoas envolvidas e temos muito a agradecer
5
Ação Parlamentar - 13 horas atrás Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado do Oeste para traçar melhorias à população Em visita à Unisp, o deputado destacou aos policiais a importância de progressões de vencimentos, realinhamento, e questões que envolvem toda a segurança pública. Reforçou também a união, diálogo contínuo e segurança para a população.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::