Ariquemes / RO - quinta-feira, 28 de março de 2024
(69) 99929-2272

Área de soja deve ser 10% maior em Rondônia

Publicado em: 13/09/2015 - 12:00
Área de soja deve ser 10% maior em Rondônia
O avanço da agricultura sobre áreas de pastagens deve ser o principal fator de mais um ano de crescimento da área plantada com soja em Rondônia. É o que avalia o governo do estado, que espera pelo menos 10% a mais em relação à safra 2014/2015, quando foram 230,7 mil hectares, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
 
Se a expectativa for confirmada, será a décima temporada seguida de aumento, com a superfície semeada chegando a 253,7 mil hectares. Desde o ciclo 2006/2007, quando foram plantados 90,4 mil hectares (o último em que ocorreu redução de área no estado), o plantio de soja em Rondônia mais que dobrou.
 
"Não há novas derrubadas de área para a produção de soja", garante o secretário estadual de Agricultura de Rondônia, Evandro Cesar Padovani, que acompanha uma expedição por regiões produtoras, promovida pela FMC em parceria com revendedor local. "Se não tivesse esse cenário de crise no país, tenho certeza que passaríamos dos 300 mil hectares", pondera, mencionando a alta do dólar e as dificuldades enfrentadas pelo agricultor na compra dos insumos.
 
SOJA EM RONDÔNIA
O plantio da soja começa, oficialmente, no próximo dia 15 de setembro, quando se encerra o período de vazio sanitário. A expectativa é terminar até o final de novembro. A colheita é feita de janeiro a março. Depois, boa parte das lavouras deve receber o milho de segunda safra.
 
Para o cereal, a expectativa do governo estadual é de um aumento de 15% a 20% da área plantada na safra 2015/2016, principalmente de safrinha. No ciclo 2014/2015, os agricultores de Rondônia plantaram 169,5 mil hectares de acordo com a Conab, sendo 46 mil na safra de verão (-24,46% em relação ao período anterior) e 119,5 mil na segunda safra (+35,18%).
 
O secretário de Agricultura credita o avanço do plantio do milho no estado à maior demanda para alimentação animal, em função do crescimento de setores como avicultura e, especialmente, a piscicultura. De acordo com Padovani, em 2012, foram produzidas 12 mil toneladas de pescado no estado, volume que saltou para 90 mil no ano passado e que ele acredita que possa chegar a 250 mil toneladas em 2018.
 
"Precisamos de mais milho para atender essa demanda, que fica concentrada na safrinha", diz o secretário. "Os preços no mercado estão bons e devem estimular o plantio", acrescenta, dizendo que, em Vilhena, por exemplo, as cotações estão em torno de R$ 21 a saca, depois de estarem em R$ 17 no pico da colheita. Segundo ele, dos 52 municípios do estado, 26 têm lavouras do cereal e também de soja.
 
Intensificação
 
Como consequência do avanço dos grãos, a pecuária bovina de corte e leite tende a ficar mais intensificada, espera o governo estadual. Criado prioritariamente a pasto, o rebanho de Rondônia deve encerrar este ano superando os 13 milhões de cabeças. "Estamos avançando na integração lavoura-pecuária", afirma Evandro Padovani.
 
Segundo ele, a média de produtividade da pecuária no estado está em 1,2 cabeça por hectare de pastagem. Com o processo de integração com a atividade agrícola, em alguns casos, chega a 5 cabeças por hectare. Os confinamentos somam 300 mil a 400 mil animais.
 
Na pecuária leiteira, o uso da pastagem chega a ser até um pouco maior, afirma Padovani, com um hectare alimentando até sete animais em um sistema de pasto rotacionado. Baseada, principalmente, em gado girolando, a produção de Rondônia está em 5,5 quilos de leite por dia. A meta é dobrar. "O primeiro passo é a alimentação de qualidade e, depois, o melhoramento genético", diz Padovani.
 

*O repórter viajou a convite da FMC 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::