Ariquemes / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Prefeitura autua e interdita empresa responsável por vazamento de produto químico

Publicado em: 15/04/2015 - 12:00
Prefeitura autua e interdita empresa responsável por vazamento de produto químico
 
A Prefeitura de Porto Velho está tomando todas as providências necessárias em relação ao vazamento de produtos químicos na zona Sul da cidade. O secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio Fernandes, disse na tarde desta segunda-feira (13), que toda carga foi interditada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e amostras dos produtos foram colhidas para serem analisadas por técnicos que vieram de fortaleza (CE) e do Mato Grosso do Sul (MS).
 
    De acordo com Sávio, na manhã desta segunda-feira, inclusive, houve uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Defesa Civil Municipal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Samu, Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Corpo de Bombeiros para tratar do caso.
 
    O secretário garante que toda área onde ocorreu o vazamento, no bairro Jardim Eldorado, está isolada. Dez famílias receberam orientações para deixar suas casas por medida de precaução, mas somente três atenderam às recomendações dos órgãos fiscalizadores. Outras sete estão irredutíveis e se recusam a abandonar os imóveis até que seja dada uma solução para o problema.
 
    Domingos Sávio também informa que a maioria das pessoas, que tiveram contato com os produtos denominados Flocpol e Ancrol, sentiu fortes dores de cabeça, falta de ar e garganta seca. Elas foram encaminhadas a Unidade de Pronto Atendimentos (UPA) da zona Sul para os primeiros atendimentos e vão ser acompanhadas por equipes médicas.
    
    Sobre a situação da empresa responsável, o secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Benício de Brito, garante que ela foi autuada e interditada, mas alega não ter comprado a carga química que estava junto com outros produtos e eram transportados na mesma carreta. Além disso, a empresa foi obrigada a conter o vazamento e retirar os produtos do local.
 
    O chefe da divisão de fiscalização da Sema, Washington Cortez, acrescentou que havia seis recipientes contendo produtos químicos, mas somente um deles apresentou vazamento. “Ele foi envelopado e transportado em caminhão apropriado até o município de Vilhena para ser incinerado, pois somente lá existe forno apropriado para essa finalidade”, afirma. O caminhão que fez o transporte dos produtos de forma irregular também foi levado a Vilhena para ser lavado.
 

    Ainda segundo Cortez, a empresa tem 20 dias para se defender dos autos de infrações lavrados contra ela. Dependendo do que ficar apurado até lá, poderá sofrer novas sanções. 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::