Ariquemes / RO - sábado, 20 de abril de 2024
(69) 99929-2272

CARMÊNIO BARROSO, DA TABA DO CACIQUE, CONTA SUA HISTÓRIA NO PAPAO NEWS DESTA SEMANA

Publicado em: 08/08/2014 - 12:00
CARMÊNIO BARROSO, DA TABA DO CACIQUE, CONTA SUA HISTÓRIA NO PAPAO NEWS DESTA SEMANA
CARMÊNIO BARROSO, DA TABA DO CACIQUE, CONTA SUA HISTÓRIA NO PAPAO NEWS DESTA SEMANA
O cearense Carmênio Barroso, boêmio, poeta, proprietário da Taba do Cacique, é o entrevistado do jornalista Sérgio Mello no Papo News desta semana.
 
Natural de Jaguaruana, onde foi vereador, secretário da prefeitura, adjunto de promotor de justiça e administrador de serviços do DNOCS, Carmênio está em Rondônia desde 1959.
 
Quando aqui chegou foi colaborador dos jornais Alto Madeira e O Guaporé, Entre os anos de 1959 e 1963 se formou como técnico de contabilidade. Ainda em 1963 foi professor de Português e Contabilidade Pública na Escola do Comércio, Estudo e Trabalho. 
 
Durante sua vida de estudante secundarista, fundou com amigos o Grêmio Oswaldo Souza. Fundou e dirigiu o jornal “Tribuna Estudantil” e elegeu-se duas vezes presidente da União dos Estudantes do Guaporé – UESG, que depois se transformaria na URES. Criou também com alguns amigos o clube “Bilú Tetéia” que perdurou por longos 25 anos.
 
Como político, participou ativamente da campanha vitoriosa do Dr. Renato Medeiros à Câmara Federal e exerceu diversos cargos na prefeitura, inclusive o de prefeito municipal. Como secretário da municipalidade respondeu interinamente por diversas vezes pelo cargo de prefeito de Porto Velho nas ausências do titular, Raphael Jayme Castiel. Foi nomeado prefeito em 24 de setembro de 1963, pelo então governador Osvaldo Távora Buarque. Foi preso na madrugada do dia 1º de abril de 1964 pela ditadura militar que se instalou no Brasil, quando exercia interinamente o cargo de prefeito. Por conta disso, foi declarado anistiado político pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em 2012.
 
Mas Carmênio Barroso se notabilizou em Porto Velho, foi mesmo em razão da Taba do Cacique, o reduto histórico e tradicional dos boêmios da capital. E, por ironia do destino, a criação da Taba do Cacique está ligada ao  episódio de sua prisão em consequência da Revolução de 64. Carmênio, como já foi citado, respondia interinamente pela prefeitura de Porto Velho. Nas primeiras horas da madrugada de 1º de abril daquele ano, a mando do Capitão Anacreontes, interventor do militarismo golpista, a polícia entrou em ação e lhe deu voz de prisão em sua residência, sendo posteriormente levado ao prédio do Palácio do Governo para “prestar contas com a Revolução”. Acusado pela Ditadura de malversação de verbas públicas, ele foi preso e deposto. Afastado da política na qualidade de cassado, Carmênio, para ganhar a vida, resolveu montar um bar denominado “Caiçara”. Esse bar evoluiu para um restaurante, que veio a se chamar Taba do Cacique, em homenagem ao seu pai, Augusto Barroso, que gostava de literatura indigenista e influenciou na escolha do nome. Criada com estatus de restaurante com cozinha internacional, a Taba do Cacique era inicialmente frequentada por profissionais liberais, gente do alto escalão do governo e integrantes da nascente burguesia local, representada por sócios do Lions e Rotary Club. Ali rolava os regabofes dos endinheirados caciques do pedaço, o papo político e as fofocas da alta sociedade local. Euro Tourinho, proprietário do jornal Alto Madeira, esteve presente à festa de inauguração da casa em 31 de julho de 1966. Durante sua trajetória de vida, vários foram os projetos culturais apresentados na Taba do Cacique, dentre eles, Canta Candelária (1990), com direção do grupo Cabeça de Negro; Coração Bandido, com Sílvio Santos (2004), Mesa de Bar, com Ernesto Melo (2000), Anjos da Madrugada nos 40 anos da Taba, Prova de Samba (2000), Rubens Parada e Convidados, Bolero, Chorinho e Bossa (2000). Este ano, aos 84 anos de idade, Carmênio Barroso tornar-se escritor e reúne uma coletânea de poemas produzidos durante sua caminhada pela vida e os apresenta à comunidade de leitores da capital.
 
Não perca. O Papo News vai ao ar nesta sexta-feira, às 11:00 horas na Record News de Porto Velho, canal 58, com reapresentação no sábado, às11:00 horas , na TV Candelária, canal 11, com transmissão via satélite para todo o estado (Porto Velho, Candeias e distrito de Extrema; Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Nova Brasilândia, Alvorada D’Oeste, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Nova Mamoré, Buritis, Campo Novo, Presidente Médici, Vilhena, Cerejeiras, Rolim de Moura, Guajará-Mirim, e no distrito de Extrema). Apoio cultural da Santo Antônio Energia.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 47 minutos atrás Veja como fica o tempo em Rondônia neste fim de semana e segunda-feira (22) No centro-sul, o tempo será de nebulosidade variando de parcialmente nublado a nublado no decorrer do dia, com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas no final da manhã e durante a tarde.
2
Ação Parlamentar - 18 horas atrás Ariquemes: Asdefari recebe emenda do deputado Delegado Camargo para instalação de energia solar Com a energia solar a Associação terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 2.500,00 em energia elétrica.
3
Ação Parlamentar - 18 horas atrás Audiência pública liderada pelo deputado Pedro Fernandes aborda conflitos na região do Soldado da Borracha O encontro focou nos desafios e contradições enfrentados após a criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma área de proteção ambiental que tem sido o centro de um debate acalorado sobre os direitos dos produtores rurais.
4
Porto Velho - 18 horas atrás Turismo em Porto Velho: Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento Na última quinta-feira (18), foi realizada uma formação prática para Guias de Turismo, alunos de história da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
5
Agricultura - 18 horas atrás Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado Segundo o titular da Seagri, Luiz Paulo, com a participação na Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::