Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Confúcio Moura destaca no interior salto de qualidade de Rondônia na cidade e no campo

Publicado em: 06/08/2014 - 12:00
Confúcio Moura destaca no interior salto de qualidade de Rondônia na cidade e no campo

 O candidato à reeleição ao governo pela coligação “Rondônia no Caminho Certo”, médico Confúcio Moura participou sábado (2) em Ariquemes de uma reunião com mais de 300 líderes políticos e comunitários da região do Vale do Jamari, na residência do deputado Saulo Moreira (PDT). Disse ter consciência de que seu nome inspira “segurança” à disputa ao governo pelas obras realizadas nos 52 municípios.

 
Rondônia deu um salto de qualidade na cidade e no campo em 3 anos e 6 meses de mandato, segundo Confúcio Moura, por meio de um tratamento “clínico geral” que resultou na valorização dos imóveis rurais onde em 2010 um hectare de terra valia apenas R$ 2 mil, os serviços de saúde estavam sucateado e eram mantidos apenas pela dedicação de servidores, como por exemplo os do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II.
 
Com a parceria das lideranças locais e regionais, apoio do governo e dos parlamentares das bancadas federal e estadual, formas criadas as bases de sustentação para o desenvolvimento econômico do Estado em menos de 4 anos de mandato.
 
O governo tirou o “paciente” do leito com investimento sem asfaltamento de ruas, estradas e rodovias, prioridade à conclusão das obras que os antecessores não conseguiram terminar como, por exemplo, equipar e botar para funcionar hospitais regionais nos municípios de Cacoal e São Francisco, ampliação do número de leitos em UTI e de internação na rede hospitalar.
 
Segundo Confúcio Moura, não basta construir um hospital. É preciso investir em equipamentos e contratação de pessoal para poder atender de forma humanizada os pacientes. O pronto socorro João Paulo II não fechou as portas por causa da dedicação dos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que trabalham na unidade.
 
No início do mandato tinha apenas 136 leitos, ampliados em mais 230 agora são 306 leitos e o atendimento humanizado, como acontece também no Sistema de Atendimento Médico Intensivo (Sami) que funciona descentralizado para tirar pacientes do coma médico.
 
 
Formação médica
 
O Hospital de Base contava com seis Centros Cirúrgicos e os médicos enfrentavam dificuldades para salvar vidas. O governo solucionou o problema, investindo na ampliação do número de Centros Cirúrgicos e atualmente funciona com 12 ao todo.
 
O Hospital Regional de Cacoal deixou de ser uma unidade mal equipada para atuar como Centro de Referência no tratamento de câncer, transplantes e outras cirurgias complexas, além de ganhar estrutura para funcionar como residência médica e formação profissional para os médicos e enfermeiros formados pelas faculdades de medicina e enfermagem de Rondônia.
 
O resultado da gestão das políticas de governo é algo que traz uma satisfação pessoal a um clínico geral que desembargou em Rondônia, de acordo com o candidato, junto com milhares de outros migrantes em busca de oportunidade de trabalho. “Quando me perguntam por qual obra eu quero ser lembrado, eu respondo que não quero ser lembrado pelas grandes obras, mas pelas obras que a população necessitava e eu consegui fazer junto com a equipe técnica”.
 
 
Pujança
 
Rondônia é um estado novo, mas pujante e se transformou numa região produtora e exportadora de alimentos para vários países do mundo, principalmente de carne bovina e em um corredor de exportação de grãos como a soja, café, feijão, arroz e milho.
 
Registra avanços ainda no nível do ensino e aprendizagem, redução dos índices de evasão escolar com a reforma e construção de escolas mais modernas e salas climatizadas, e mantém parceria com a União e as bancadas parlamentares federal e estadual para tornar menos rigorosa a legislação ambiental, promovendo a regularização fundiária na cidade e no campo por meio do programa “Título Já”.
 
A meta para o segundo mandato, de acordo com Confúcio Moura, é continuar trabalhando para reduzir as diferenças regionais de forma a que todas as microrregiões do Estado alcancem o mesmo nível de desenvolvimento. A região do Vale do Jamari, por exemplo, pagou um preço caro pela falta de maior participação política e eleição de um governador da região. “Agora estamos correndo contra o atraso em comparação a outras regiões do Estado e conscientes de que as obras que a população mais necessitava são realizadas e continuarão nos 52 municípios”.
 
Confúcio Moura observou que o pagamento dos servidores caminha para os últimos meses de mandato sem nenhum atraso. O governo manteve o calendário de pagamento todo dia 25 de cada mês, e na última sexta-feira a metade do 13º salário já estava depositada na conta do funcionalismo. “É dever do governante e com o apoio de toda a equipe não atrasamos um único mês”.
 
 
Respeito dos adversários
 
O senador Acir Gurgacz, candidato à reeleição, disse que já deu para a população de Rondônia perceber a importância deter elegido um governador da região do Vale do Jamari como Confúcio Moura e que se transformou num bom exemplo para todo o Estado.
 
Gurgaczadmite ser o próximo mandato, inclusive de governador, melhor para a população do que o primeiro pela experiência e o conhecimento apreendidos. Disse ainda ser gratificante observar a forma como as pessoas recebem Confúcio Moura por onde a caravana da coligação passa. “Até os adversários recebem bem o governador, embora digam que não podem pedir votos para ele. Mas ainda assim prometem apoio”.
 
 
5 mil crianças
 
O deputado Saulo Moreira é candidato à reeleição e já exerceu três mandatos de vereador. O fundador de o Projeto Renascer, criado em 1997, por onde passaram cerca de 5 mil crianças nas primeiras séries do ensino e iniciação esportiva, também ressaltou a importância da reeleição de Confúcio Moura.
 
Moreira disse às lideranças da região que não sabe calcular quanto tempo à população de Rondônia levará para eleger outro político do Vale do Paraíso a governador, se perder a oportunidade de reconduzir Confúcio Moura ao Palácio Presidente Vargas.
 
O modelo de programa social do Projeto Renascer começa a ser implantado em outros municípios como em Cujubim e logo irá funcionar também em outras cidades da região. A entidade conta ainda com serviço médico e ambulatorial para pessoas de baixa renda mediante o pagamento de consultas a preços simbólicos.
 
Participaram ainda da reunião os deputados federais e candidatos à reeleição Marinha Raupp e Marcos Rogério, prefeito de Ariquemes Lourival Amorim, vereadores e outras lideranças políticas e comunitárias dos municípios da região do Vale do Jamari.
 
 
Assessoria
 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::