Ariquemes / RO - quinta-feira, 28 de março de 2024
(69) 99929-2272

Assim não dá

Publicado em: 04/11/2012 - 12:00
Assim não dá
 Em Rio Branco (AC), o folclore político e a genialidade de um cronista inventaram que os candidatos derrotados descem o rio numa balsa, sem comida, devorados pelos insetos, até aportarem, dias depois, em Manacapuru (AM), onde ficam sentados à beira d’água escutando o choro do surubim, esperando para subir outra vez o rio e tentar melhor sorte nas eleições seguintes.
 
Acostumada a "pegar balsa" nos anos 80, quando minha geração se iniciava na política, construí um conceito diferente. É possível "perder ganhando", quando se consegue avançar nos ideais, e é possível "ganhar perdendo", quando se abandona os ideais em acordos puramente pragmáticos.
 
Não vejo problema em embarcar em diversas balsas pelo Brasil adentro, desde que seja possível construir compromissos pelos ideais do desenvolvimento sustentável e pela ampliação da democracia.
 
Mas notei, nestas eleições, uma atitude agressiva, de intolerância e preconceito, arraigando-se no Brasil. A polarização PT x PSDB se aproxima, em virulência, das corrosivas polarizações bipartidárias anteriores, soterrando o debate sob o ressentimento. Basta ler a troca de desaforos entre "petralhas" e "tucanalhas" (é como uma parte deles chama a outra) na internet.
 
Uma novidade nada alegre parece surgir: uma "terceira via", que recusa os partidos e candidatos da polarização. Ela precisa, porém, evitar a mesma intolerância: para uma parcela dos
insurgentes, petistas e peessedebistas são descritos como um mal absoluto e ninguém entre eles é digno de qualquer consideração. E qualquer compromisso passa a ser satanizado, inviabilizando qualquer aproximação.
 
Mas dá esperança ouvir, de todos os lados, que "do jeito que está não dá mais" e "algo precisa ser feito para mudar".
 
Para enfrentar o sectarismo maniqueísta enraizado em nossa política, é preciso uma mudança. Que não ocorrerá nas disputas eleitorais, mas nos intervalos. Precisa, antes, sobrevir no cotidiano político entre os membros dos partidos, lideranças e forças políticas. Não em enunciados de "boas" intenções e vazias de compromisso, mas naquilo que, como disse C. S. Lewis, "se deduz de milhares de conversas, por um princípio revelado em centenas de decisões relativas a assuntos menores".
 
Já os viciados no jogo do poder, mal terminada a apuração, contabilizam o "cacife" e fazem apostas para 2014. As cidades, os cidadãos e a cidadania não mais importam, eram meros ícones de propaganda.
 
Que tal outro exercício: esquadrinhar os programas dos candidatos e os seus compromissos? É possível que em alguns lugares, ganhando ou perdendo, um avanço civilizatório tenha dado mais um passo rumo à sustentabilidade política em nossa democracia. Há lugar para todos nessa balsa.
 
Marina Silva, ex-senadora, foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula e candidata ao Planalto em 2010. Escreve às sextas na versão impressa da Página A2 da Folha de S.Paulo  

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 2 horas atrás PRF inicia Operação Semana Santa em Rondônia A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia mais uma edição da Operação Semana Santa nas estradas federais de Rondônia. A operação começou na quinta-feira (28) e vai até o dia 31 de março.
2
Sem Categoria - 2 horas atrás Em Porto Velho: Governo de RO oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz A policlínica funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3862, Bairro Industrial, em Porto Velho, atendendo 52 especialidades médicas de média e alta complexidade.
3
Capa - 2 horas atrás Mais de 5 mil Carteiras de Passe Livre foram emitidas pelo Governo de RO em três meses de 2024 O Governo de Rondônia tem assegurado o acesso ao transporte intermunicipal gratuito para idosos, Pessoas com Deficiência (PcD), câncer e em tratamento, por meio da emissão das Carteiras de Passe Livre.
4
Capa - 3 horas atrás Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma ação inovadora realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), deve garantir a Rondônia um salto qualitativo inédito e histórico no ensino público.
5
Agricultura - 3 horas atrás Audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia discute projeto de zoneamento em Rondônia Com a cartografia concluída, Rondônia terá a economia fortalecida, pois poderá ampliar a produtividade com a regularização fundiária. Sem o zoneamento o Estado

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::