Ariquemes / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99929-2272

COMPORTAMENTO ÉTICO NO TRÂNSITO

Publicado em: 30/07/2012 - 12:00
COMPORTAMENTO ÉTICO NO TRÂNSITO

Eu sempre quis escrever sobre o trânsito, algo que misturasse ética e comportamento no trânsito, mas sempre fui limitado pela timidez de tornar visível aquilo que até então pertencia apenas ao “mundo das ideias”, das minhas ideias, agora o faço sensibilizado pela riqueza de detalhes com que minha filha narrou um acidente que acabara de assistir em frente a sua casa, um veículo atropelara uma mulher, uma funcionária pública que mais tarde recebi notícias de seu óbito.

O óbito sempre nos sensibiliza, ainda que não conheçamos a vítima, pois sabemos que toda vítima tem seus familiares, seus amigos, colegas de trabalho, e por estes todos foi amada e amou, em fim toda vítima tem sua história, estou certo de que Deus saberá confortar a todos, nesse caso em especial.

O fato que motiva estas palavras é bem mais egoísta, é compartilhar as reflexões que misturam a ética e o comportamento no trânsito, até quando a pressa do transeunte é mais importante que a vida do seu próximo? Não falo pelo caso citado cujas circunstâncias desconheço, falo pela maioria dos acidentes e dos “quase” acidentes que vemos todos os dias nas ruas de nossas cidades.

Quando paramos nossos veículos na faixa de pedestre devemos perder algo em torno de quinze ou vinte segundos, mas se não paramos o pedestre corre sério risco de perder sua vida inteira, ou na melhor das hipóteses dez ou quinze minutos esperando que todos os veículos passem; porque meus compromissos são mais urgentes que os do pedestre? Mais urgentes até mesmo que suas vidas, em alguns casos?

Ainda mais estranho é que essa pressa justifica, em muitos casos o descaso com a própria vida, vemos frequentemente motociclistas, ciclista e pedestres não pararem para os veículos que veem na preferencial, suas pressas não permitem que percam um minuto, mas permitem que se lancem à própria sorte na frente de um veículo em velocidade.

Olhar o trânsito dá a impressão de que a vida não vale mais que alguns segundos, ou que os compromissos da vida moderna são mais urgentes que manter-se vivos para cumpri-los.

Nesta perspectiva verifica-se que a sociedade contemporânea se caracteriza por grande individualismo e procedimentos antiéticos; destaca-se dessa forma, a importância e a necessidade de discutir a ética de modos que induza o homem contemporâneo à construção de valores morais alicerçados no bem comum e na socialização.

Para que eu seja melhor compreendido, busquemos o significado da palavra ética nas diversas interpretações nos oferecidas por pensadores:

Segundo Vaz (1999, p. 13) Ética, provem do termo latino ethos, “designa o conjunto de costumes normativos da vida de um grupo social”, representando também “à consciência do comportamento do indivíduo” vejamos que em sua interpretação ao referir-se ao comportamento do indivíduo Vaz não fez nenhuma restrição, o que me faz crer que ai inclui o comportamento no trânsito.

Desta forma, penso que o respeito pela vida demonstrado através dos nossos comportamentos no trânsito traduz o nosso proceder ético uma vez que indica nossa capacidade de respeitar a vida através do respeito às normas que a sociedade instituiu para normatizar o transito, ou seja, dos conjuntos de costumes normativos a que Vaz referiu-se.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::