CEO da Amazon pilota um robozão que parece saído de filmes de hollywood
Publicado Segunda-Feira, 20 de Março de 2017, às 16:04 | Tudo celular.com

 

 

 

 

Se você acha que o mundo está a passos largos para se tornar um cenário de ficção distópico, com inteligência artificial mais avançada que a dos humanos no prazo de poucos anos, este robô vai preocupá-lo ainda mais: um empresário bilionário exibiu um teste no qual ele pilota um robô de quase 4 metros de altura.

 

Ok, você também pode pensar em coisas mais legais como as animações japonesas no melhor estilo Gundam ou Evangelion. O CEO da Amazon, Jeff Bezos, a quinta pessoa mais rica do mundo, esteve no controle de um robozão - ou mecha, caso você esteja mais familiarizado com o termo usado nos animes - durante a conferência de robótica anual da sua empresa de varejo.

 

Ele twitteou a foto abaixo esta manhã, dizendo: "Eu só consegui pilotar um robô impressionante (e enorme) graças à Hankook Mirae Technology".

 

 

 

 

Outros participantes assistiram ao evento e Bezos foi visto acenando com os braços do robô e perguntando: "Por que me sinto tanto como Sigourney Weaver?", referindo-se ao filme de sci-fi "Chappie", no qual a estrela famosa pela franquia "Alien" pilota algo parecido.

 

Bezos mostrou o robô no MARS - uma conferência anual da Amazon apenas para convidados e dedicada à aprendizagem de máquinas, domótica, robótica e exploração espacial. O modelo pilotado é o Method-2, e chamou a atenção pública em dezembro passado, quando vídeos e fotos começaram a circular na web.

 

Ele foi construído por uma empresa sul-coreana chamada Hankook Mirae, e parece que saiu direto de filmes hollywoodianos, porque um de seus projetistas, Vitaly Bulgarov, é um artista que trabalhou em filmes como "Ghost In the Shell", "Robocop" e "Transformers 4: Age of Extinction", criando artes conceituais das máquinas.

 

Alguns levantaram a hipótese de que o Method-2 é na verdade um boado muito bem elaborado. Mas a filmagem abaixo mostra com muito mais detalhes alguns dos movimentos básicos, e tudo parece muito real.

 

 

 

 

Mas também é nítido que a mobilidade do robô é limitada e seus braços, apesar de rápidos para o seu tamanho, não parecem ter força. Ao que parece é um protótipo ainda em estágios muito iniciais.

 

Ainda assim, Bezos parece se divertir bastante dentro da cabine de um robozão. Ou mecha.

 

 

 

 

A Hankook Mirae estima o preço de venda do seu "brinquedo" em US$ 8 milhões. Desenvolvido para uso na construção e na indústria, ele tem o objetivo de substituir humanos em locais onde precisariam de proteção, como limpeza após acidentes industriais.