Ariquemes / RO - quarta-feira, 1 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Economia: Analistas divergem sobre redução da meta de inflação

Publicado em: 17/03/2017 - 12:00
Economia: Analistas divergem sobre redução da meta de inflação
A redução da meta de inflação do Brasil, hoje em 4,5%, gerou divergências entre economistas no Terceiro Seminário Anual de Política Monetária do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
 
O economista-chefe e sócio do BTG Pactual Eduardo Loyo defendeu taxativamente a redução da meta. Ele destacou que a pesquisa Focus do Banco Central revela que as médias das distribuições das projeções dos analistas já estão abaixo dos 4,5% e em queda para anos mais distantes – embora as medianas ainda estejam alinhadas ao 4,5%. “Sou muito favorável à redução da meta”, afirmou.
 
Para o economista do BTG, isso não quer dizer “dar um salto para qualquer patamar”, confiando na “credibilidade infinita do Banco Central”. Isso porque não se pode desprezar a influência da inflação passada sobre a Curva de Phillips (que relaciona inflação com desemprego). “De qualquer forma, também nesse aspecto temos condições altamente propícias à redução da meta. Estamos dando a sorte de ter sofrido um choque favorável, que vai fazer inclusive com que a inflação caia abaixo da meta. Isso vai facilitar que a gente vá para um nível mais baixo”, disse.
 
A discussão sobre a revisão da meta de inflação causou divergência entre os economistas presentes ao seminário. O ex-diretor do Banco Central e assessor da presidência da FGV, Sérgio Werlang, foi criticado por defender a manutenção do centro da meta em 4,5%, acima da média dos países emergentes que adotam o sistema de metas inflacionárias.
 
“Concordo que uma inflação de 4% seria melhor que uma de 4,5%, se o nosso País tivesse uma institucionalidade diferente da que tem. Infelizmente aqui não é possível fazer cortes de salários no setor público ou no setor privado. A única maneira de fazer isso ainda é com inflação mais alta”, disse Werlang.
 
Ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, Werlang disse que esse quadro de assimetrias que trazem problemas fiscais dificilmente deve mudar até 2019, ano para o qual se discute uma possível revisão da meta de inflação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
 
O também ex-diretor do BC Afonso Bevilaqua rebateu o argumento de Werlang, dizendo que ele vale para qualquer meta. “Você está implicitamente alegando que reajustes de salários correm na frente da inflação, mas se houver uma métrica que faça com que salários se acomodem ao longo do tempo na meta, eles vão ser menores”, disse.
 

Para Bevilaqua, o fato de existir um desequilíbrio não impede a inflação de ser mais baixa. “Os problemas do Brasil são semelhantes a problemas que você vê em outros países que convivem com inflação de 3%. Não entendo por que no caso do Brasil sejam tão diferentes a ponto de justificar uma inflação mais alta”, afirmou. 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 10 horas atrás Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR O objetivo do encontro foi discutir uma parceria para o oferecimento de assistência contábil aos Micro e Pequenos Empreendedores (MEI). A ideia apresentada à reitora da Universidade consiste em um projeto que envolva os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da instituição
2
Cidades-RO - 10 horas atrás Festival de Pesca Esportiva reúne 50 embarcações em Ji-Paraná, equipe Besta Fera foi a grande vencedora Na classificação geral, com a soma de 212 pontos, a equipe Besta Fera, composta por Hitalo Henrique, Thiago Ferreira, Lindomar Félix e João Henrique, foi a grande vencedora do torneio
3
Ariquemes Online - 10 horas atrás Ariquemes: Polícia Militar cumpre quatro mandados de prisão em menos de 24 horas As duas primeiras prisões foram no período da tarde no bairro Setor 10. Durante o patrulhamento, um homem de 33 anos, foi abordado em frente a uma residência e na consulta nominal constatado
4
Polícia - 11 horas atrás Batalhão de Polícia Ambiental Implanta Microchip em Tartaruga Antes de Soltura O processo de microchipagem é fundamental para acompanhar o comportamento e a movimentação dos animais após a soltura, contribuindo para a pesquisa e o controle das espécie
5
Agricultura - 11 horas atrás RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici Foram entregues aos produtores rurais das associações de produtores rurais do Assentamento Chico Mendes II (Aprachim), na Linha 104, e para Reforma Agrária Pequena Vanessa

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::